top of page

Ensaio Newborn: o que é e como fazer


Quando nasce um bebê, cada respiração, olhar e movimento são inesquecíveis aos olhos dos pais.

Depois, conforme os dias passam, as feições vão mudando tão depressa que, não demora, mamães e papais começam a nutrir o desejo de cristalizar esses instantes para o resto da vida. A partir dessa necessidade, as famílias passaram a fazer álbuns de fotos dos recém-nascidos. Assim, os chamados ensaios newborn se tornaram uma verdadeira febre!

A seguir, pensando no bem-estar do bebê, enumero alguns fatores que devem ser levados em consideração antes de se realizar a tão sonhada sessão de fotos.

Início de tudo Criado pela fotógrafa australiana Anne Geddes há mais de 30 anos, o ensaio newborn utiliza técnicas para captar o bebê em posições similares às que ele estava dentro da barriga da mamãe. Por isso, as fotos clássicas de recém-nascidos mostram os pequenos “enroscadinhos” ou mais encolhidos, com as perninhas perto das mãos.

Ressalto que quanto antes o ensaio fotográfico for feito, melhor. Nos primeiros dias os bebês ainda não possuem tônus muscular e, como estão menos firmes, fica mais fácil colocá-los nas posições necessárias sem que haja resistência.

Como funciona o ensaio newborn O ideal é que o ensaio seja realizado até o 15º dia de vida, embora eu já tenha fotografado bebês com 28 dias – e, diga-se, conseguimos um lindo resultado. Isso porque temos que levar em conta alguns fatores como o número de semanas de gestação, peso e também se o bebê é calminho ou mais agitado. Esse tipo de coisa a mamãe sabe responder rapidinho em um breve bate-papo.

O tempo médio para tirar as fotos é de uma hora e meia a três horas. Considero que é melhor reagendar uma sessão do que causar um nível elevado de estresse ao pequeno. A rotina do bebe é respeitada durante o ensaio, com paradas frequentes para mamadas e trocas de fraldas.

Muitas vezes, como estão peladinhos, “acidentes” como xixi e até mesmo cocô podem acontecer, mas aqui no estúdio já estamos acostumadas. Afinal, a palavra-chave do ensaio newborn é PACIÊNCIA. Ela não pode faltar em momento algum dos ensaios, principalmente na hora de fazer os pequenos dormir, o que acontece com muito carinho e embalo. Saiba que as fotos mais belas são aquelas em que eles estão dormindo confortavelmente.

Administrar medicamentos para fazer o bebê adormecer mais rápido está fora de cogitação. O sono deve vir de forma natural.

O ambiente deve estar climatizado com temperatura e umidade adequadas para bebê, considerando que em muitas fotos eles estão peladinhos ou só com uma mantinha por cima. As roupinhas e acessórios que aparecem nas fotos são feitas especialmente para os recém-nascidos. Portanto, as mamães não precisam se preocupar - temos tudo no estúdio.

Antecedência Recomendo que o ensaio newborn seja agendado algumas semanas antes do nascimento do bebê. Isso porque há fatores preponderantes para a realização das fotos. Entre eles, a escolha do fotógrafo. A família precisa confiar completamente na pessoa escolhida. De preferência, pedir referências a conhecidos, analisar o portfólio e procurar os profissionais indicados pela Associação Brasileira de Fotógrafos de Recém-Nascidos (ABFRN). Conhecer o funcionamento do estúdio e se inteirar sobre os objetos que serão usados também colaboram para criar uma relação de confiança.

Por último, mas não mesmo importante, tenha em mente que o momento imediato após o nascimento do bebê sempre é carregado de novas emoções e adaptações na vida da família – principalmente da mãe. Em meio a trocas de fraldas, noites não dormidas, choros e visitas de emergência ao pediatra, o ensaio não pode significar um peso a mais. Até porque, como os bebês são um reflexo da mamãe, o ideal é que ela esteja tranquila e confiante no profissional que escolheu. Com estes cuidados, posso garantir: o resultado será fabuloso.

Tags:

 Posts em Destaque
Últimos Posts
Arquivo
Busca por Tags
Siga-nos
  • Grey Facebook Ícone
  • Grey Instagram Ícone
bottom of page